A manufatura moderna está, na maioria dos segmentos industriais, se tornando cada vez mais competitiva. Para sobreviver nos mercados globais, as plantas fabris estão se tornando cada vez maiores, mas ainda exigem economias contínuas de eficiência para permanecerem lucrativas, além de manter altos níveis de produtividade para satisfazer a demanda do mercado. À medida que os processos se tornam mais complexos e as instalações abrangem ambientes cada vez maiores com várias linhas e, com freqüência, vários processos de produção diferentes ativos ao mesmo tempo, a supervisão eficaz está se tornando um grande desafio. Embora seja possível monitorar remotamente máquinas ou processos individuais, isso não fornece uma imagem clara da planta fabril e o controle efetivo da eficiência, produção e qualidade se torna bastante difícil.

 

Indústria 4.0

É aí que entra a tecnologia, usando uma combinação de dispositivos conectados e softwares de gerenciamento centralizados: a Indústria 4.0. Esse arcabouço de tecnologias pode mudar a maneira como a supervisão da fabricação é realizada. Essa abordagem é construída a partir de dispositivos conectados, geralmente chamados de Internet das Coisas (IoT), capazes de transmitir dados sobre suas atividades, posições, temperaturas, desempenho e centenas de outros indicadores, dependendo da necessidade da instalação. Em uma planta fabril em que se usa IoT, todas as máquinas passam constantemente informações sobre seu status, progresso no trabalho e muito mais para fornecer a supervisão mais clara possível de uma instalação de produção.

As máquinas podem não apenas informar em tempo real o número de ações executadas, mas também a condição física, se os componentes consumíveis estão perto da substituição e assim por diante. Todos os movimentos e posições de estoques podem ser monitorados, acompanhando os tipo de itens em estoque, paletes ou contêineres que foram movidos, status da produção, controle de qualidade e todos os dados possíveis podem ser gravados ou relatados com precisão em tempo real.

Isso significa que o gerenciamento de qualquer instalação de produção pode se concentrar na eficiência, maximizando a produtividade geral, bem como para máquinas ou processos individuais. Diferentemente de hoje, onde os pontos de dados podem estar localizados em toda a instalação, mas permanecem unidades de dados individuais, a chave para a transformação na Indústria 4.0 e na IoT é a natureza do fluxo de dados. Por meio da IoT, tudo pode ser centralizado, não apenas com o monitoramento realizado em um único ponto, mas devido ao fluxo de dados bidirecional, os ativos também podem ser gerenciados remotamente. Esta é uma tendência para todas as instalações fabris, independente do tamanho e complexidade da operação, gerando ganhos de produtividade muito relevantes.

 

ERP - Enterprise Resource Planning

ERP - Planeamento de Recursos Empresariais

O hardware por si só não é a solução completa. Com todos os dados gerados por todas as máquinas e equipamentos das instalações de produção, é preciso haver uma maneira de acessar todas essas informações por meio de um método eficaz e fácil de usar, transformando os dados em inteligência de negócio.

Essa solução é o software Enterprise Resource Planning, também conhecido como ERP. O software ERP integra o fluxo de dados em um único sistema. Não apenas os processos de fabricação, mas tudo, incluindo logística, recursos humanos, contabilidade e assim por diante. É a combinação de Big Data da IoT e uma solução integrada de gerenciamento de informações centralizada, que é essencial para redefinir os processos de fabricação na era 4.0.

Juntos, os dados, o controle e o software que une tudo isso, fornecem uma solução de gerenciamento robusta para as empresas. Com a supervisão e o gerenciamento remoto de máquinas e equipamentos, cada processo pode ser ajustado para obter máxima eficiência e produtividade, os problemas podem ser detectados com antecedência e uma pequena equipe pode gerenciar operações grandes e complexas com eficiência. Esta é a Indústria 4.0, criando a infraestrutura que permite o monitoramento e o gerenciamento centralizado de vastas instalações de fabricação de uma maneira que nunca foi possível antes. A escalabilidade garante que, para qualquer instalação de produção, a fabricação seja transformada com essa tecnologia.